Sim, nos finais de semana meu Rô vai comigo para a cozinha.
Fica lá, me ajuda a picar alguma coisa, mexe a panela que está no fogo, abre um vinho e fala da vida enquanto corta um queijo para beliscar antes do almoço. É um ajudante de extrema eficiência. E lindo. Mas isso não vem ao caso...
Outro dia ele me presenteou com o último livro do Jamie Oliver, e desde então eu venho testando algumas receitas, fiz Aspargos crocantes com ovos quentes, uma receita diferente da salada ceasar, uma outra de salmão... Mas no último sábado meu marido quis cozinhar. Sozinho. E escolheu uma receita do livro de Jamie: Almôndegas de linguiça com molho de tomate e manjericão, espaguete e ervilhas cruas.
A receita é fácil, surpreendente e muito deliciosa. Para quem quiser tentar:
Ingredientes (para 4 pessoas)
azeite de oliva
8 linguiças de porco de boa qualidade
500gr. de espaguete (nós usamos talharim)
sal
300gr. de ervilhas frescas (usamos congeladas)
Um pedaço de queijo parmesão
folhas de manjericão fresco
Para o molho de tomate:
azeite de oliva
2 dentes de alho fatiados finamente
Um punhado de manjericão fresco picado
2 latas de tomates pelados
sal e pimenta do reino moída na hora
vinagre balsâmico
Em uma frigideira grande aqueça um fio de azeite, corte as linguiças ao meio depois esprema e retire a carne de dentro das peles de modo a ficar como pequenas bolinhas em formato de almôndegas. Não se preocupe em deixá-las perfeitas. Frite-as no azeite virando sempre para dourarem por igual.
Em quanto isso coloque o massa em uma panela com água fervente e cozinhe até ficar al dente.
Para fazer o molho, aqueça uma panela com um fio de azeite, coloque o alho e o mangericão e frite por alguns minutos. Acrescente os tomates e tempere a gosto. Deixe ferver, quebre os tomates com uma colher e adicione uma colher de vinagre balsâmico. O balsâmico deixa o molho levemente adocidado.
Adicione as ervas à panela de almôndegas e misture tudo, cozinhe por 30 segundos.(A receita de Jamie não mistura as almôndegas ao molho, mas nós juntamos as bolinhas ao molho por alguns segundos). Quando a massa estiver pronta escorra, coloque em uma tijela para servir e junte o molho com as almôndegas.
Sirva com um punhado de ervilhas frescas (como não tínhamos ervilhas frescas usamos congelada - só não use de lata, por favor! - fervemos antes, por poucos minutos, apenas para descongelar. Coloque algumas folhinhas de manjericão e por último o parmesão ralado.
Uma refeição rápida e saborosa.
E tão fácil que até os maridos podem cozinhar!
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Muita fofe de comer, muita preguiça de fazer. hehe
bjo
OLa le,sou a kati de Urussanga e uma coisa q me chamou a atencao foi o Manjericao fresco.Vc poderia me informar onde posso encontrar.Falo do Manjericao q vc colocou no seu prato q por sinal deve ter ficado uma delicia.Aqui fica o meu email: katiarocha77@hotmail.com
Agradeco a ajuda
Postar um comentário