domingo, 21 de junho de 2009

[super] Bolo de limão




Estava à procura de um bolo para o chafé da tarde quando me deparei com esta receita no Panelinha, aliás já tinha visto esta receita muitas vezes, ela fica sempre no primeiro lugar entre as mais acessadas do site e isso me despertou grande curiosidade.
O bolo é bem simples, mas o sabor é realmente especial, fica super macio com uma calda quase crocante, delicioso.

Para a massa:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
220 g de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
1 xícara (chá) de leite
raspas de 2 limões
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Para o glacê:
1/3 xícara (chá) de suco de limão peneirado
2/3 xícara (chá) de açúcar

É assim que faz:
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma fôrma redonda ou de pudim com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
Passe pela peneira a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Diminua a velocidade e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite. A cada adição, bata apenas para misturar.
Desligue a batedeira, adicione as raspas de limão, misture com uma espátula e transfira para a fôrma. Nivele a massa girando a fôrma rapidamente sobre a mesa.
Leve ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 45 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por mais 5 minutos.
Enquanto o bolo esfria, numa tigelinha misture bem o suco de limão e o açúcar. Reserve.
Num prato grande, desenforme o bolo e espalhe o glacê com uma colher. Se quiser, decore com fatias bem finas de limão e sirva a seguir.