sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Batata Suíça - Batata Rösti



A batata Rösti é um prato suíço, tradicionalmente servido no café da manhã. Hoje é servida não só na Suíça mas também no resto do mundo de outras formas e com outros ingredientes misturados à batata ralada (e fritos como numa fritada de ovos) como prato principal ou guarnição (bem vinda no caso da fondue por exemplo).


Na última vez que estive em Curitiba minha amiga-anfitriã-madrinha teve a brilhante idéia de levar eu e Rô para conhecer o tão famoso Beto Batata. O lugar é maravilhoso, uma casa aconchegante, com boa música e um cardápio especialíssimo. Neste dia experimentei a batata com recheio de pesto e mussarela de búfala, divina!
Curiosa que sou, cheguei em casa louca para tentar fazer minha própria versão, mas só então me dei conta de que não tinha uma omeleteira, hamburgueira, ou coisa do tipo. Sim, é preciso uma frigideira com duas partes, caso contrário fica quase impossível virar a batata sem desmontar.
Outro dia, enquanto fazia compras, dei de cara com a tal frigideira. Não pensei duas vezes antes de levá-la comigo, enchi a cestinha de batata e voltei feliz pra minha cozinha.
A receita é bem simples, e o recheio pode variar de acordo com o gosto do freguês, mas existem alguns truques que descobri depois de ler várias receitas na internet.

É assim que se faz:
Lave bem as batatas e coloque-as para cozinhar com a casca. Espere ferver e deixe por apenas 8 minutos. Para não errar o ponto enfie uma faca lisa no sentido do comprimento da batata, deixe ela escorrer pela faca, se a batata descer lentamente é porque está no ponto, se ficar presa deve cozinhar mais um pouquinho, e se descer de uma vez você cozinhou demais.
Depois de cozer, escorra as batatas e deixe-as na geladeira até que esfriem completamente.
Quando estiverem frias, retire a casca e rale-as no ralo grosso.

Prepare o recheio. Eu usei mussarela de búfala, tomate cereja e manjericão. Use a imaginação: cebola e bacon, strogonoff, frango desfiado e queijo cremoso, rúcula e tomate seco...

Aqueça as duas partes da frigideira com meia colher de margarina. Molhe as mãos com água e sal para manusear com mais facilidade a batata ralada, com as mãos secas ela gruda e você perde a paciência. Coloque a batata no fundo de cada frigideira, preencha bem as laterais e deixe espaço para o recheio. Coloque o recheio e junte as duas partes. Deixe dourar bem para depois virar. O tempo pode variar, mas é importante que forme uma crosta dourada e crocante.

Está pronto um prato delicioso e surpreendente.

Obs. Usei seis batatas médias para fazer 2 batatas suíças. Essa quantidade pode variar dependendo do tamanho da sua frigideira, ou do tamanho das batatas.

Nenhum comentário: