sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Pão Rico



Nada melhor que um pão quentinho para acompanhar o café no fim de tarde.
Melhor ainda se for integral e cheio de sementes que fazem maravilhas por nós.
Quando era criança eu detestava pão integral, preferia um pão de forma velho à uma fatia de pão preto. Fui assim até que minha tia começou a fazer pão para vender, quando experimentei o pão de centeio que ela fazia me rendi.
Um bom pão integral dispensa manteiga, geléia ou requeijão, pode ser saboreado puro, com uma xícara fumegante de café!

O meu eu faço assim:
5 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de farinha integral
1/2 xícara (chá) de aveia em flocos
1/4 xícara (chá) de semente de linhaça
1/4 xícara (chá) de semente de girassol*
1 colher (sobremesa) de sal
500ml de água morna
1 envelope de fermento biológico seco

Junte as farinhas e as sementes e abra no meio um buraco, coloque ali o fermento e vá despejando água morna aos poucos, mexendo com os dedos, vá juntando as farinhas e sove tudo até obter uma massa homogênea que não grude nas mãos (se grudar use um pouquinho mais de farinha, se ficar dura demais, use um pouco mais de água). Unte uma fôrma com azeite de oliva, modele a massa no formato desejado e coloque na forma untada, pincele azeite na superfície do pão e jogue umas sementes de girassol. Deixe crescer até dobrar de tamanho. Asse em forno médio por aproximadamente 30 minutos.
Tá pronto um pão rico em sabor e nutrientes.

* As sementes e farinhas podem ser substituídas por outras, respeitando as quantidades.

2 comentários:

disse...

suas fotos são as melhores.
Será fruto das aulas de produção fotográfica?
parabéns!
esta lindo esse blog

Vesúvio disse...

E as sementes de linhaça? adicionam-se quando? Amanhã vou experimentar esta receita. ;)