terça-feira, 23 de setembro de 2008




O cheiro de bolo de abóbora impregnou toda a minha infância.
Meu tio sempre fazia uma espécie de pão com amendoim, abóbora e canela. Quando meu primo levava a delícia para o lanche no colégio, eu sentia o cheiro antes mesmo que ele desembrulhasse. Meu pedaço sempre vinha junto.
Esses dias encontrei no livro do Jamie uma receita de muffin de abóbora e me recordei na hora daquele pão tão especial.
Embora não tenha a receita oficial do meu tio, deu pra inventar um bolo bastante parecido e muito delicioso.
Para um café da tarde especial, você precisa de:

400gr de abóbora-menina em pedaços, sem casca e sem sementes
2 xícaras (chá) de açúcar mascavo
4 ovos grandes
sal
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) cheia de fermento
1 xícara (chá) de amendoim torrado sem casca
1 colher (sobremesa) de canela em pó
1 colher (sobremesa) de cravo da índia em pó
3/4 xícara (chá) de azeite de oliva
Margarina para untar

Pique grosseiramente a abóbora e bata no liquidificador ou processador. Quando estiver um purê, junte o açúcar e os ovos um a um. Acrescente uma pitada de sal, a farinha, metade do amendoim, a canela, o cravo e o azeite. Bata bem até que fiquei homogêneo. Desligue e acrescente o fermento em pó, misture com uma colher.
Despeje a mistura em uma forma untada e enfarinhada e salpique o restante do amendoim por cima. Leve ao forno médio pré-aquecido por 40 minutos, ou até que o bolo doure e enfiando um palitinho este saia seco.

Nenhum comentário: