segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Dia 29 é dia de nhoque



Segundo a tradição popular, o almoço do dia 29 de cada mês deve ser nhoque. Não se sabe ao certo por que o prato traz sorte quando é oferecido nesse dia. Alguns acreditam que há muito tempo, em um dia 29 de agosto, dois velhinhos italianos ofereceram nhoque a um andarilho, sem o conhecer.

Quando o mendigo foi embora, eles perceberam que havia moedas de ouro embaixo do prato. Reza a lenda que, na verdade, esse mendigo era um santo disfarçado para testar a bondade das pessoas. Verdade ou mentira, o que importa mesmo é seguir o ritual. No dia 29 deste mês, prepare nhoque e, na hora de saboreá-lo, coloque uma nota de dinheiro embaixo do prato. Faça um pedido depois de comer cada um dos sete primeiros nhoques e boa sorte!

Matéria extraída da Guia da Cozinha nº1

Minha mãe sempre fazia nhoque no dia 29, e a gente colocava nota de 1 dólar embaixo do prato. Não sei porque dólar, mas era engraçado, todo mundo caçando no esconderijo da carteira aquele dinheirinho amassado que a gente ganhava do meu tio no dia de ano novo.
Pra mim sempre deu certo, sorte, fartura, amor, prosperidade e nunca me faltaram!
Se o nhoque é o responsável por tanta felicidade isso eu não sei, mas que é um prato super saboroso, isso sim eu tenho certeza!
Supersticioso ou não, vale a pena preparar essa delícia:

Ingredientes:
450gr. de batatas
1 Xícara (chá) de farinha de trigo*
sal
1 ramo de alecrim fresco

Cozinhe as batatas com casca em água fervente até que fiquem macias. Escorra bem, retire a casca e passe-as pelo espremedor de batatas. Coloque sal a gosto, alecrim bem picadinho, vá adicionando a farinha aos poucos e mexendo bem com as mãos. Amasse até obter uma massa homogênea que não grude, mas tome cuidado para não deixá-la pesada demais. Na hora de fazer os rolinhos a massa absorve mais farinha.
Enfarinhe uma forma grande. Salpique com farinha de trigo uma superfície lisa, pegue uma porção da massa e faça um rolinho. Corte as bolinhas com aproximadamente 2 centímetros e coloque-as na forma enfarinhada, tomando cuidado para não grudar uma na outra.
Ferva água em uma panela grande e coloque as bolinhas, um pouco de cada vez. Quando o nhoque subir à superfície é porque já está pronto. Retire com uma escumadeira e coloque na travessa de servir. Quando cozinhar todo o nhoque, cubra as bolinhas com o molho de sua preferência, pode ser molho de tomates frescos, pesto de manjericão, quatro queijos, ou qualquer outro que você gostar.
Sirva com parmesão ralado na hora.

E não se esqueça e colocar a nota embaixo do prato!

3 comentários:

Carlos Lopes disse...

Oi Lê, tudo bom? Também sou "adepto" do nhoque do dia 29, tenho todas as superstições que me contarem....rs O bolo de maçãs é delicioso, faço com bananas as vezes e lógico... fica incrível também... quando provar me conta... abç grande e boa semana.

Luciana Macêdo disse...

Nhoque é minha massa preferida e sabe que sempre esqueço de fazê-lo no dia 29...um pouquinho de bons fluidos nunca é demais.
Bjs!

amanda. disse...

fiz hoje essa receita, mas no lugar de raspas de limão, pus de laranja.

ficou boooom ;D